Mudras

Podemos até não reconhecer o termo; no entanto todos nós já vimos e até mesmo já realizámos, ainda que sem consciência do que fazíamos, um ou mais mudras.


O que são?

Mudras (leia-se mudrás) podem resumir-se como gestos simbólicos realizados com as mãos. Mas na verdade são muito mais do que isso.

Um modo de comunicação não verbal, baseiam-se em determinados movimentos dos dedos como expressão externa de uma intenção interna. São identificados como Selos, Senhas ou Chaves que nos permitem sintonizar com a frequência energética do Universo.
Estão ligados ao fluxo das energias não só no campo energético mas também na própria mente, e fazem a ligação dessas energias ao corpo físico, o que permite efeitos benéficos quer a nível fisiológico como psíquico, este último ao alcançar o equilíbrio e harmonia interior.
Os mudras são, por este motivo, vistos também como gestos de poder. Afinal, um simples gesto produz uma espécie de “magia” conduzindo o ser a determinado estado de espírito.


Onde são usados?

Os mudras têm grande tradição no Yoga, no Budismo e também na Dança Indiana. Conotam-se com os rituais compreendendo um profundo simbolismo de união à consciência suprema, união da matéria ao espírito.
dança mudraContudo, também podemos encontrar mudras no cristianismo (posição das mãos na oração) ou nas artes marciais (punhos cerrados com os braços em cruz), entre outros.

No Budismo os mudras estão diretamente ligados a mantras e mandalas, na medida em que os três juntos representam os segredos universais do pensamento, verbo e ação. Frequentemente vemos representações de Buddha na realização de determinado mudra, numa sugestão mais poderosa do que qualquer comunicação verbal. Esta representação está também conotada com o estado de meditação.

Nas Danças Indianas os mudras contam normalmente uma história. Referem aspetos das divindades hindus e da própria natureza e exigem longo treino e concentração. Pela linguagem das mãos e pelas expressões faciais a dançarina expressa sentimentos num teatro mímico com grandes possibilidades de interpretação.


No Yoga os mudras são um elemento que suporta a prática. Os gestos fixam na mente do yogi um determinado estado de espírito benéfico à prática. Tal como no Budismo alia-se o mudra (corpo) ao mantra (palavra) e ao espírito (visualização), vivendo-se assim um estado de consciência integrado com o universo. Esta sintonia permite o equilíbrio do yogi.


Posso usá-los no meu dia-a-dia?

A utilização dos mudras é benéfica para qualquer um, ainda que não seja praticante de Yoga nem saiba nada de Danças Indianas.

buddha mudraO mudra pode ser usado com ferramenta de meditação, bastando nesse caso conhecer o significado dos vários gestos para poder aplicá-los consoante a intenção. Podem servir para preparar a nossa jornada diária ou simplesmente recuperar energias no final do dia.
Podemos fazê-los em qualquer local e em poucos minutos, sendo apenas importante concentrarmo-nos nos gestos em si.

Porque harmonizam os chakras são normalmente utilizados em técnicas indianas de cura. E qualquer de nós os pode realizar sem problemas pois não representam qualquer perigo na sua realização. No mínimo sabemos que os mudras estimulam determinadas partes do nosso cérebro permitindo o expandir da consciência, pelo que não só são importante veículo de evolução espiritual, como podem contribuir para o nosso bem-estar em geral.


Curiosos de experimentar?

Num próximo post apresentarei alguns mudras, seus significados e forma correta de aplicar.


1 comentário:

  1. Curso de Mudras
    Tenho interesse em curso presencial de Mudras, estou com dificuldade em encontrar, se tiverem peço informar datas, preco, local.
    Grata,
    Rosa Martinez
    11 39245103
    11 76768603
    rmv_martinez@hotmail.com

    ResponderEliminar