Budismo

Religião e/ou filosofia, o Budismo comporta um conjunto de crenças e práticas transmitidos por Buddha (iluminado), ou Siddhartha Gautama, o príncipe que abdicou da riqueza e conforto para ir em busca da essência da vida. A melhor designação que lhe poderemos dar será a de Caminho de Crescimento Espiritual, uma vez que os termos anteriores não designam a totalidade do que é o Budismo. 

Apesar de haver quatro distintas escolas de Budismo, em comum têm as Três Jóias:
- Buddha - o mestre
- Dharma - ensinamentos com base nas leis do Universo. Através da sua prática aprendemos a pacificar e controlar os nossos estados mentais.
- Sangha - comunidade budista


De entre os principais ensinamentos do Budismo destacam-se:

Karma – princípio de que toda a acção tem uma reacção. Implica a prática do Sila, ou seja, a virtude, a moral, de forma a evitar um mau karma.

Samsara – uma continuação dinâmica da vida, que não cessa após a morte, a reencarnação aparece no Budismo como uma mudança que se processa em função do karma. O Samsara é o ciclo das várias existências, do qual nos poderemos libertar ao atingirmos o Nirvana.

Nirvana – visto como a meta do Budismo, o Nirvana é a iluminação, a paz absoluta. Ao atingir o Nirvana o ser liberta-se totalmente de todo e qualquer condicionamento externo, bem como de qualquer karma, extinguindo o fogo das paixões e o ego. Finalmente liberta-se do Samsara.


Os primeiros ensinamentos que Buddha transmitiu depois de atingir o Nirvana são conhecidos como As Quatro Nobres Verdades. Para alguns constituem mesmo a essência dos ensinamentos:

1 - A vida como a conhecemos leva ao sofrimento, dukkha, seja de que forma for.

2 - O sofrimento é consequência do desejo, trishna, quando colocamos a nossa felicidade em algo externo.

3 - O sofrimento termina quando termina o desejo. Podemos eliminar os nossos desejos e o nosso sofrimento eliminando a ilusuão, maya, e consequentemente alcançaremos o estado de libertação do iluminado, bodhi.

4 - Esse estado conquista-se pelos caminhos ensinados por Buddha.


Um dos mais importantes princípios da prática budista é o Caminho do Meio, que como o nome indica se trata de viver a vida com moderação, encontrar o meio-termo nas nossas ideias, nas nossas práticas, nas nossas palavras.
Para o Budismo devemos desenvolver uma atitude de compaixão, benevolência, amor e comunidade com todos os seres vivos. Não devemos ferir, ofender nem depreciar nenhum deles.

O budista tem ainda ao seu alcance vários meios de conseguir alcançar a iluminação. Os mais comuns são a prática da meditação e do Yoga.


budismo

Sem comentários:

Enviar um comentário