Meditação


Qualquer actividade que leve o ser humano a concentrar-se e a harmonizar-se com as energias é meditação.
E ainda que se mantenha a ideia de que a meditação faz parte apenas das tradições religiosas orientais e que tem uma forma ou uma estrutura especial, a verdade é que a meditação é uma prática alcançável ao ser humano em geral e pode ser praticada em diversas formas. Aliás, costuma ser diferente para cada pessoa.

A meditação pode ser alcançada propositadamente ou como consequência de qualquer actividade (normalmente física) repetitiva ou de contemplação, seja dar um passeio, descansar à beira-mar ou estar a lavar loiça ou fazer o jantar.
Tem mais que ver com o estado de serenidade que conseguimos alcançar do que com a forma que usamos para o efeito.

Ao meditar equilibramos as nossas energias, o que normalmente nos traz tranquilidade e clareza de ideias.
É por isso vulgar ouvirmos pessoas dizer que quando precisam de uma solução para algum problema meditam, pois que o cérebro fica aberto à informação.

meditarA meditação traz também benefícios à saúde.
Já nos habituámos a ouvir uma série de problemas consequentes do excesso de stress. Pois o estado que alcançamos pela meditação é exactamente o oposto, pelo que ajuda a baixar a tensão arterial, a melhorar a circulação sanguínea pela normalização da pulsação e, consequentemente, a reforçar todo o sistema imunitário.
Além disso mantém-nos mais calmos, logo, mais pacientes e compreensivos, o que ajuda ainda a ganhar maior confiança em nós e na vida.
No mínimo a meditação serve como um momento de distracção das preocupações quotidianas e uma forma de relaxar e melhor explorar a nossa criatividade.
Pelo lado do desenvolvimento espiritual, a meditação traz clareza mental permitindo a abertura a uma nova maneira de estar e um nível mais alto de consciência. A pessoa pode, portanto, evoluir através da prática da meditação.

Há quem se aborreça com a meditação porque procura resultados imediatos.
Isso efectivamente não funciona. Inclusive, é natural que no início as meditações sejam mais breves e simples, pois que não é assim tão fácil quanto parece alcançar o verdadeiro estado de meditação. Daí ser tão importante que cada um descubra a maneira indicada para si mesmo.
Aquilo que algumas pessoas poderão conseguir alcançar em quinze minutos, outras poderão demorar duas horas. Cabe a si mesmo descobrir e escolher o que funciona melhor.
O melhor é mesmo começar!



Sem comentários:

Enviar um comentário