Praticar a evolução


Trabalhar para a evolução espiritual é como fazer desporto. Consegue-se com a prática. Contudo, ao contrário do desporto, tal evolução pode, em certa altura, tornar-se frustrante, pois os seus resultados não são visíveis.
Enquanto no exercício físico vemos e sentimos o corpo a ficar mais musculado, tonificado, no exercício espiritual as mudanças são mais subtis e prendem-se sobretudo com o bem-estar emocional. Até pode ser que passem completamente despercebidas à própria pessoa!

Há, no entanto, um aspecto essencial em que os dois tipos de exercício são idênticos. A chave do sucesso – que no caso é a prática.
Só consegue um corpo saudável aquele que pratica desporto regularmente. Não é fazendo exercício uma vez por ano. E da mesma forma consegue a evolução espiritual aquele que a pratica de modo regular. Precisa é, talvez, de maior persistência. O suficiente para não desistir só por não ter resultados palpáveis.

Existem diversas formas de colocar em prática esta evolução, sendo que muito se relacionam com a religião ou filosofia de cada um. Porém, uma delas é comum – a meditação.
Esta pode igualmente variar em função da crença de quem a pratica. Pode ser desde a meditação pura, passando pela oração, até à junção com a componente física, como no caso do Yoga  O resultado final acaba, esse sim, por ser o mesmo.

meditarSeja qual for o tipo de meditação que a pessoa escolha, convém lembrar que a mesma pode ter lugar em qualquer altura e em qualquer lugar. Sim, mesmo o Yoga  tem, por exemplo, a possibilidade de, enquanto está sentado à secretária no local de trabalho, praticar a respiração com o abdómen. E cinco minutos que seja num dia inteiro não vão atrapalhar a atarefada vida do homem moderno.
Não existe, portanto, desculpa para não iniciar a sua evolução. Só não o faz quem não quer!


Sem comentários:

Enviar um comentário