Passado


Viver o presente é sentir o fluir da vida. E não são muitos os que sabem de facto viver no presente apreciando cada momento (bom ou mau), embora muitos o afirmem.
Uma boa parte de nós concentra-se antes no passado. E destes, muitos se lamentam ou porque o passado foi mau ou porque era melhor que o presente. Isto é prejudicial à evolução espiritual na medida em que a pessoa cria muitas vezes sentimentos negativos e não consegue libertar-se da carga emocional que as lembranças trazem. Ainda que as lembranças sejam boas, por vezes estarmos tão apegados a elas não nos deixa aproveitar aquilo que estamos a experimentar agora.

passado
Viver no passado pode trazer rancor, seja porque se quer estar numa mesma situação em que se esteve anteriormente, seja porque se queria ter feito certas coisas de forma diferente, ou por qualquer outro motivo. O rancor é das piores emoções que podemos carregar, tão perto do ódio, que por motivos óbvios não nos vai permitir avançar na nossa demanda espiritual. Se guarda algum rancor consigo, talvez esteja na hora de perdoar, seja a si mesmo ou a alguém que lhe tenha dado motivos para se sentir assim. E se lhe custa perdoar outra pessoa pense apenas que é para seu próprio bem, pois que esse sentimento não prejudica a outra pessoa, mas prejudica a si… e MUITO!
Quando tem dificuldade em desvalorizar as experiências do passado pode sempre recorrer a tratamentos. Reiki, Shiatsu, hipnose e tantas outras ou, se não se concebe a recorrer a tratamentos menos convencionais, não deixe de lado a hipótese de consultar um psicólogo ou psiquiatra. Embora alguns torçam o nariz dizendo que só os malucos precisam disso, a verdade é que uma sessão ou outra não lhe vai fazer mal algum e, no mínimo, poderá ser uma forma de prevenção para que não chegue a altura em que você é que fica maluco por não conseguir lidar com aquilo que o incomoda!

Existe ainda a possibilidade de carregar consigo traumas de vidas passadas. Há quem tenha fobias aparentemente inexplicáveis que têm relação com uma existência prévia. E há pessoas que entram nas nossas vidas que imediatamente julgamos conhecer desde sempre que na verdade já tiveram uma relação connosco (não importa de que tipo) noutra encarnação. Com certa já lhe aconteceu pensar que já tinha visto certa cara em algum lado!
Também as questões possivelmente relacionadas com existências anteriores se podem tratar com os mesmos métodos atrás mencionados. Importante mesmo não é como o faz, mas que se consiga libertar de toda e qualquer carga negativa que possa trazer “às costas”. Daí para a frente poderá começar a apreciar melhor o presente, mantendo uma atitude positiva, estando certo que pela lei do retorno tudo o que der voltará para si.
Será que aquilo por que passa hoje não é um reflexo daquilo que fez no passado?

O passado é sempre importante e nunca devemos esquecer as suas lições. Contudo, não devemos deixar que passe disso. 


Sem comentários:

Enviar um comentário