6 formas simples de prática espiritual

Esta é uma tradução parcial de um artigo de Goodlife Zen



"
1. Meditar

"Espere", você pode estar pensando, "a meditação é demorada."

Deixe-me esclarecer.

Se você  medita regularmente, provavelmente vai querer dedicar um tempo razoável a isso. Provavelmente já recebe muito com isso e sente que o tempo gasto é um grande investimento.

Mas se você é novo na meditação ou vai apenas começar novamente depois de um hiato, é perfeitamente possível começar com apenas alguns minutos por dia. Na verdade, muitos dizem que é aconselhável. A única ressalva é que para construir o hábito, é melhor escolher uma hora específica do dia e ficar com ela. Isso é fácil de fazer se você juntar a um hábito já existente, como sentar-se na cama de manhã. Ou escovar os dentes ou vestir o pijama à noite.

2 Check-in com você mesmo regularmente. 

Seja curioso sobre o que está acontecendo com o seu corpo, mente e coração. Convide um senso de auto-exploração suave a entrar na sua consciência, e deixe-o expandir naturalmente. Isso não deve ser compulsivo ou forçado, mas espontâneo.

Por exemplo, o que a sua mente sente quando você acorda? Espaçoso e claro, ou já está pensando em tudo o que tem a fazer nesse dia? E como é que difere do seu estado mental por exemplo na hora do almoço ou à noite?

Que palavras você tende a usar em diálogo interno constante da sua mente? O que o deixa triste, frustrado, e realmente feliz?
Quais são os seus gatilhos de stress mais comuns? Onde mantém a tensão no seu corpo? Será que a tensão física se sente diferente quando está chateado ou quando está animado com alguma coisa?

Quais são as formas padrão como reage a outras pessoas?

Não há certo ou errado para nada disso, e é muito importante ser compassivo, em vez de julgar. Você não está procurando maneiras de bater-se, apenas de perceber padrões interessantes. Pense nisso como a coleta de "notas de campo" em si mesmo. . . você pode até mesmo manter um diário, se quiser.

Se você não tiver o hábito de auto-consciência, apenas pratique rápidos check-ins como estes sempre que se lembrar, e com o tempo você vai, naturalmente, fazê-lo mais e mais vezes, sem qualquer esforço extra. Eles podem se tornar uma mina de ouro de informações úteis sobre si mesmo.

3 Escolha uma pequena meta de auto-aperfeiçoamento

Não há necessidade de ser um escravo. A pesquisa mostrou que começando com uma incrivelmente pequena mudança torna-se mais fácil para você ter sucesso, o que leva a uma transformação duradoura ao longo do tempo.
Portanto, escolha algo sobre si mesmo que você gostaria de trabalhar ou algo que não seja muito difícil. Qual é o menor passo que você pode tomar hoje para mover-se para a frente?

Você acha que fica com raiva muitas vezes? Práatique respirar fundo e contar até três antes de dizer qualquer coisa. Você quer ser um melhor amigo? Telefone ao seu melhor amigo esta noite.

Uma questão interessante aqui é se as mudanças da "vida exterior" contam ou não como espirituais. Eu acho que depende de sua motivação.
Tome a aptidão física como exemplo. Se você está simplesmente a tentar parecer uma supermodelo, então provavelmente não. Mas se você ver o seu corpo como um veículo para fazer coisas boas no mundo e quer mantê-lo saudável e forte, então eu diria que sim, que é espiritual.
(...)

Então comece com apenas uma ou duas pequenas metas de auto-aperfeiçoamento, até já não precisar de pensar muito nelas. Então poderá aumentá-las ou escolher outra coisa para trabalhar. Mantenha-o simples, e em breve você vai encontrar a sua confiança e senso de auto-estima.

4. Procure pequenas maneiras de servir os outros. 

Para a maioria das pessoas, o desejo de fazer o bem no mundo é uma forte componente da sua espiritualidade. E o impulso natural é ajudar tantas pessoas quanto possível. Mas você tem que considerar a si mesmo. Não é errado colocar-se em primeiro lugar. Faça o que  está inspirado para e capaz de fazer, e acredite que isso faz uma grande diferença.

Os €5 que pode doar à sua instituição de caridade favorita? Ajudam. O mesmo acontece com um abraço e um ouvido atento para um amigo que está tendo um dia difícil.
Voluntariado para uma noite na "sopa dos pobres"? Mesmo uma refeição quente num estômago faz uma diferença positiva para o proprietário do estômago.
(...)

5 Seja humilde-corajosamente

Muitas pessoas não compreendem a humildade, pensando que significa tomar um banco traseiro para os outros. Mas a verdadeira humildade não é auto-anulação. É ter uma compreensão clara do que você tem para oferecer, sem ficar preso no ego sobre ele.

O ego é uma coisa engraçada. Muitas tradições depreciam-no como algo a ser evitado ou transcendido, mas tem um lado positivo também.

Você realmente precisa de um forte senso de si mesmo, para progredir em qualquer aspecto da vida, incluindo a vida espiritual. Se você pensa de si mesmo como sendo insignificante ou sem importância, ou lhe falta a motivação para lutar pelas coisas, ou você vai pensar nelas como objectivos egoístas e indignos.

(...)

A humildade é uma combinação de reconhecer onde está faltando, saber quando você deve adiar para os outros, e avaliar onde estão seus pontos fortes. Quando você é claro sobre essas coisas e as oferece humildemente, sem vergonha ou encolhendo, todos se beneficiam.

6. Apreciar. 

Por fim, fique atento às coisas, grandes e pequenas, para ser grato ou feliz.

Cultivar apreço mantém o seu foco no positivo. a sua experiência da vida torna-se mais alegre, e isso se transfere para tudo. Que, mais uma vez, beneficia não só você, mas todos.

Então, parar e cheirar as flores, mas não como um cliché. Fazê-lo porque elas realmente cheiram
bem. Saboreie a sua próxima refeição, e sinta-se grato por ela lá estar para ser comida.

Agradeça o apoio de amigos e familiares, e a delicadeza e generosidade de estranhos. Seja feliz com as coisas que você aprende com a experiência.
E aprecie o facto de estar vivo para experimentar as coisas."

Sem comentários:

Enviar um comentário