Verdadeira Espiritualidade

O que é para si  a verdadeira espiritualidade?
Será o mesmo para todos nós?

Depois de nos debruçarmos sobre as “doenças espirituais” parece fazer sentido virar-nos agora para o que é a verdadeira espiritualidade. E por mais que pareça, não é assim tão fácil de definir.
Aliás, arrisco-me a perguntar, será mesmo possível defini-la?

Alguns entendem a espiritualidade como sendo o mesmo que a intuição, somente vista numa perspectiva diferente.
A espiritualidade é encarada como algo íntimo, independente da razão e do corpo físico, que através da intuição se pode desenvolver. Ou seja, só aceitando e desenvolvendo a nossa intuição poderemos evoluir espiritualmente.

É na intuição que encontramos as respostas que necessitamos na medida em que a intuição é a verdadeira fonte da espiritualidade.

espiritualidade

A meu ver espiritualidade e intuição não são o mesmo.
A primeira é o objectivo e a segunda um meio de alcançar a primeira, sim. Mas não é o único.
E não consigo conceber a razão afastada do processo na medida em que temos de ser capazes de racionalizar o que fazemos, o que dizemos e o que pretendemos com isso alcançar.

Mesmo que passemos a guiar-nos pela intuição, avaliamos posteriormente os seus resultados, interpretamos os acontecimentos e isso, junto com a maneira como nos sentimos, ajuda-nos a perceber se estamos no caminho certo.

A verdadeira espiritualidade é a verdadeira realização, concordo. E a realização é sempre um processo interno, sim. Só que nós não somos seres puramente espirituais.
Somos espírito num invólucro físico, o que também é parte essencial, pelo menos nesta vida na Terra. E se nesta vida o espírito necessita do corpo, também este necessita de estar em condições de forma a prosseguirmos com a nossa evolução.
Nomeadamente a razão.

Se a razão agora falhasse, que percepção teríamos nós da espiritualidade? Nenhuma!
O espírito continuaria a “habitar” o corpo, mas sem a razão a funcionar como intermediário seríamos como máquinas, não tendo noção de estarmos a fazer bem ou mal. No mínimo, seríamos como os animais e em vez da intuição usaríamos apenas o instinto, o que é bem diferente.

Acredito que a verdadeira espiritualidade se possa entender pelo que nos motiva, pelos caminhos que tomamos na sua demanda e claro, pelo que alcançamos. E por ser tão íntima não lhe podemos atribuir uma definição concreta, como se de um dicionário se tratasse.
A razão, de facto, não ajuda a explicá-la.

Conhece a verdadeira espiritualidade quem a experimenta, quem a vive.

Você conhece? Consegue defini-la?


Sem comentários:

Enviar um comentário