Para Quê Evoluir


A evolução espiritual pretende a expansão e o aperfeiçoamento da consciência do ser humano. Tal aperfeiçoamento permite viver a vida com mais qualidade. Não falamos, obviamente, de qualidade no sentido material. No entanto, uma coisa leva à outra.

O aperfeiçoamento e a expansão da consciência ajudam à resolução de dificuldades psicológicas, permitindo assim alcançar objectivos práticos. Reflecte-se na vivência material na medida em que aquilo que antes era um entrave (medo, indecisão, etc) deixa de existir ou, pelo menos, de ter tanto peso na nossa vivência diária. Tornamo-nos mais aptos a tomar decisões ou simplesmente a agir, ao invés de arranjar inúmeras desculpas para a nossa falta de atitude; tornamo-nos mais seguros de quem somos, do que queremos e do que fazer para o alcançar. E a acção é o ponto de partida para melhorar a nossa qualidade de vida, seja a que nível for.

É também pela acção que possibilitamos a evolução. Neste caso a prática compõe-se na transformação de atitudes e pensamentos, portanto, dá-se através do auto-conhecimento, da reflexão interna. Esta permite transformar os nossos conhecimentos em motivações. E muitos dos conhecimentos necessários podem encontrar-se em obras de auto-ajuda.
Não é vergonha alguma recorrer a esse tipo de obras. Qualquer obra religiosa tem o mesmo efeito (Torah, Bíblia, e demais). Se para si é uma espécie de estigma, guarde para si mesmo. Não precisa de andar a publicitar por aí a sua evolução. Preciso é que não deixe de a fazer com receio daquilo que os outros possam pensar!

A informação que encontramos em obras de auto-ajuda é positiva e directamente direccionada para o nosso desenvolvimento. Alimenta-nos a alma como a maçã alimenta o corpo. Na dúvida, basta observarmos como nos sentimentos após a leitura e a reflexão sobre dada informação. Se queremos saber mais, então estamos no bom caminho!

evolucao
Esta é uma das vantagens de exercitar as energias espirituais. Ainda que o resultado não seja visível de imediato, podemos a qualquer momento ter ideia de estar ou não a trilhar aquele que é o nosso caminho pela forma como nos sentimos. As emoções podem ser um mapa.
Aliás, muitos de nós iniciamos a busca pela evolução espiritual exactamente pela carga emocional transportada. Insatisfação constante, o sentimento de vazio, independentemente daquilo que temos e de com quantas pessoas podemos contar, e outros sentimentos semelhantes são o que impele à busca por algo mais. É aí que percebemos que não é no que nos transcende mas no que temos em nós guardado que encontramos o nosso caminho. E é para o encontrar que pretendemos evoluir.

Encontrar o nosso caminho, a maneira de ser e de estar que nos faz sentir bem, encontrar a harmonia do viver além do bem estar material – esse é o propósito da evolução espiritual!



Sem comentários:

Enviar um comentário