Orações


Uma das formas mais comuns de comunicar com a divindade e o lado espiritual. Muitos usam-nas apenas para pedir. E se isso nada tem de errado, digo apenas que se perde um dos meios para a evolução.

Maior parte das pessoas limita-se a repetir as orações que aprende dentro da sua religião, independentemente do significado que as mesmas tenham. Outras procuram dentro do conjunto das disponíveis aquela que melhor se adapta à situação em questão. A meu ver o melhor passa por falarmos do coração. Porque independentemente da “fórmula” que usemos para fazer as nossas orações, o importante é a fé que temos no que dizemos e na divindade que nos escuta. Melhor ainda, podemos juntar a visualização à nossa oração, o que lhe confere uma força acrescida.

É também comum orar pelos outros. Esta costuma ser a oração mais sincera, pois que muitas vezes é mais difícil pedirmos para nós (nem sempre sabemos bem o que queremos ou se somos merecedores), enquanto que para os outros conseguimos ser mais objectivos.
Tal atitude é também valorizada na evolução espiritual, pois que demonstramos aí certo altruísmo que muitas vezes não demonstramos e nenhuma outra ocasião. Não raro é vermos um pai junto à cama de hospital onde o filho está doente a rezar pedindo que lhe seja incutido o mal a ele em vez de ao filho, que pretende que fique bom.

A oração pode ainda servir para agradecer o que a nossa vida tem de bom. Isso é, no entanto, algo que muitos se esquecem. A mim parece-me que, se podemos pedir, fica-nos bem no final agradecer. É o mesmo que pedir a alguém para me trazer uma caneta e quando esse alguém ma dá eu simplesmente dizer “obrigada”. Nem que seja uma questão de educação! Acontece é que há cada vez mais pessoas mal educadas por aí…
orações 
Alguns têm vergonha de ser vistos a rezar. Ou pelo menos dizem que é por isso que raramente o fazem, já que poucas são as alturas em que estão sozinhos. A meu ver é mera desculpa. A oração não tem que ser obrigatoriamente recitada em voz alta. E por isso pode ser feita em qualquer altura e em qualquer lugar, com ou sem companhia, consciente ou não daquilo que estamos a fazer. Não o faz quem não quer.
Depois há também aqueles que o não fazem porque simplesmente não acreditam. Tudo bem, mas é pena. Porque a oração pode ser também um meio de nos conhecermos melhor a nós mesmos. Por vezes verbalizar aquilo que nos vai cá dentro (seja em voz alta ou só no nosso pensamento) é meio caminho andado para nos libertarmos de problemas, de energias alheias ou para encontrarmos as soluções que procuramos, os caminhos a seguir. Tenha como certo que o tempo que perde com uma oração sincera nunca é tempo desperdiçado em vão.


Sem comentários:

Enviar um comentário