Quando o medo é mais forte


Muitos são aqueles que se desligam do lado espiritual da vida por receio do que possam encontrar pelo caminho. Nem todos conseguem dissociar esse lado do espiritismo ou afins. E por não quererem encontrar algo desagradável, acabam por se fechar à evolução.
Claro que outros há a quem importa apenas o lado material. Não por medo nem ignorância. É uma escolha. Escolha aliás, que ninguém deve criticar. Assim como eu sou livre de acreditar no que acredito, também estes são livres de não acreditar.

O medo do que se possa encontrar limita muito o ser humano. Mas porque este assim o permite. Existem caminhos que passam ao lado das experiências potencialmente perigosas. Basta escolher um desses; não é necessário deixar tudo de lado.
De qualquer das formas, muitas vezes são exactamente estes que acabam por passar por essas tais experiências. Não sei se as atraem ou o que se passa. Só sei que vejo cada vez mais isso a acontecer. Parece que quanto mais se querem afastar dessas coisas mais lhes acontece terem que passar por elas.

medo
O medo do desconhecido é natural. Qualquer pessoa que diga não ter medo de nada só tem é falta de passar por certas experiências, julgo eu. O que não é normal é deixarmo-nos consumir pelo medo.
Sei que falar é mais fácil. Mas há uma coisa em que acredito do fundo do meu ser. Nada nos é dado a experimentar além daquilo com que conseguimos lidar. E por mais que aceite que pessoas há mais frágeis que outras, não acredito que as haja de todo fracas. Acredito, sim, que algumas fiquem à espera que sejam os outros a resolver os seus problemas. Mas isso não é fraqueza, é preguiça!

Quando o medo acaba por falar mais alto, não raro é que a pessoa dê consigo doente. Para uns uma mera depressão, para outros algo mais grave. Nada que não tenha cura, apesar de tudo. E da maneira como eu o vejo, deve o receio de ficar assim ser maior do que o de lidar com qualquer que seja a situação que se nos apresente.

Muitas das vezes também o problema não passa tanto por aquilo que nos afecta sendo exterior a nós, mas antes se revela no medo do ser humano se conhecer a si mesmo. Nem sempre gostamos do que descobrimos, só que se não o virmos não teremos qualquer hipótese de o mudar.
Assim pergunto – o que é preferível? Ter a coragem de enfrentar o desconhecido e mudar para melhor, ou deixar que o medo nos deite abaixo?


Sem comentários:

Enviar um comentário